segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula



                                     Plano de Aula
Tema:  Números racionais  (fração, números decimais)
           Conjunto dos números racionais – Q  – Representação na reta numérica

Série: 6º ano do Ensino Fundamental – séries finais.

Objetivos Gerais: Aplicar o conceito de fração na leitura e na interpretação do número decimal e fração, em experiências que envolvam preços dos mais variados produtos e a partir de algumas experiências em sala de aula, os procedimentos que são usados para medir as dimensões dos objetos a utilização dos cálculos em diversas áreas. Relacionar esses procedimentos com o conceito de fração para aperfeiçoar as estratégias das linguagens utilizadas para comunicar e informar as medidas das dimensões entre outras situações.
Objetivos Específicos:
    Comparar e ordenar números racionais representados de diferentes formas localizar  e posicionar um número racional representado nas suas diferentes formas (reta numerada)
     Introduzir um novo conjunto e explora-lo junto com o conjunto já conhecido -   Conjunto dos números naturais e conjunto dos números racionais.
    Mostrar, por meio de uma fração, que um centavo corresponde a um centésimo do real, que corresponde a 0,01%, entre outras situações.
    Mostrar que o termo "centavo" simplifica a comunicação para expressarmos o fracionamento da moeda.
    Introduzir as ideias de operações com os números fracionários nas séries inicias do Ensino Fundamental.

Justificativa: O desenvolvimento do raciocínio, através da compreensão dos conceitos e dos procedimentos, o saber “por quê” e “para quê” em cada momento da aprendizagem. Saber medir é uma das capacidades que precisa ser estimulada nas aulas de Matemática do ensino fundamental. O nosso ponto de partida, neste percurso (para elaborar o plano de aula), será relacionar o procedimento de medir com o conceito de fração e números decimais.

Os procedimentos Metodológicos: 
 - A construção do significado de fração e do número fracionário, Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram misturados: Meio litro de leite). Situações multiplicativas e de divisão (Na casa de Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de arroz gastarão?).
Exemplo: 
1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia comeu?
2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10 pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que ganharam.   Quantos alunos comeram goiabada?  Quantos alunos comeram mais do que um pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos comeram só um pedaço?
3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio?  E quantos quartos de litro cabem em um litro e meio?
Recursos Metodológicos (Materiais):
   Folhetos, Cardápio  e propaganda utilizadas em supermercados, Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um bolo, chocolate, pizza e outros. Utilização de software que indicam conceitos de frações e decimais.
Avaliação:
  Atividade em grupo e individual. Observar a realização das atividades. Comparar se houve evolução na compreensão dos conceitos de registro em uma tabela, escrita na forma fracionaria e decimal, ordenação de números  naturais. Construção da reta numérica, transformação de fração em numero decimal e de numero decimal em porcentagem, Resolução situação problema. Trabalho de pesquisa na leitura de jornais e revistas onde podemos encontrar a fração e os decimais.
  Recuperação Continua e paralela com o auxílio do Professor auxiliar da classe.
Plano de aula realizado por Fatima Varuzzi - Colaboração do Prof. Jorge Alberto - Postado em 17/06/2013 às 21h10min 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário