Plano de Aula
Tema: Números racionais (fração, números decimais)
Conjunto dos números racionais – Q – Representação na reta numérica
Série: 6º ano do Ensino Fundamental – séries finais.
Objetivos Gerais: Aplicar o conceito de
fração na leitura e na interpretação do número decimal e fração, em
experiências que envolvam preços dos mais variados produtos e a partir de
algumas experiências em sala de aula, os procedimentos que são usados para
medir as dimensões dos objetos a utilização dos cálculos em diversas áreas.
Relacionar esses procedimentos com o conceito de fração para aperfeiçoar as
estratégias das linguagens utilizadas para comunicar e informar as medidas das
dimensões entre outras situações.
Objetivos Específicos:
Comparar e ordenar números racionais
representados de diferentes formas localizar e posicionar um número
racional representado nas suas diferentes formas (reta numerada)
Introduzir um novo
conjunto e explora-lo junto com o conjunto já conhecido - Conjunto dos números naturais e conjunto dos
números racionais.
Mostrar, por meio de uma
fração, que um centavo corresponde a um centésimo do real, que corresponde a
0,01%, entre outras situações.
Mostrar que o termo
"centavo" simplifica a comunicação para expressarmos o fracionamento
da moeda.
Introduzir as ideias de
operações com os números fracionários nas séries inicias do Ensino Fundamental.
Justificativa: O desenvolvimento do
raciocínio, através da compreensão dos conceitos e dos procedimentos, o saber
“por quê” e “para quê” em cada momento da aprendizagem. Saber medir é uma das
capacidades que precisa ser estimulada nas aulas de Matemática do ensino
fundamental. O nosso ponto de partida, neste percurso (para elaborar o plano de
aula), será relacionar o procedimento de medir com o conceito de fração e
números decimais.
Os procedimentos Metodológicos:
- A construção do significado de fração e do número fracionário,
Levantar problemas e dificuldades quanto ao ensino e à aprendizagem dos números
fracionários, refletindo sobre eles. Explorar frações unitárias (associando as
operações e cortes da unidade em partes iguais) e também seus complementos em
relação à unidade. Estimular os alunos, constantemente propondo situações
problemas, mesmo sem os nomes das frações. Situações aditivas-subtrativas (Para fazer um leite batido, foram
misturados: Meio litro de
leite). Situações multiplicativas
e de divisão (Na casa de
Luís, eles cozinham 1 ½ xícara de arroz por dia. Durante uma semana, quanto de
arroz gastarão?).
Exemplo:
1 A mãe dividiu um doce em 8 partes iguais. Joelmir, Maria e
Gláucia vieram e comeram tudo. Joelmir comeu metade do doce. Maria comeu uma
das partes cortadas. Quantas partes do bolo Gláucia comeu?
2 - Uma professora tinha 10 alunos. Ela dividiu uma goiabada em 10
pedaços, para dar um pedaço a cada aluno. Mas três alunos não quiseram. Dois
deles eram irmãos e deram seus pedaços para um primo, o outro deu seu pedaço
para um amigo. No lanche, os colegas comeram os pedaços que
ganharam. Quantos alunos comeram goiabada? Quantos alunos
comeram mais do que um pedaço? Quantos pedaços eles comeram? Quantos alunos
comeram só um pedaço?
3- Quantos meio litros cabem em um litro e meio? E quantos quartos de litro cabem em um litro
e meio?
Recursos Metodológicos (Materiais):
Folhetos, Cardápio e propaganda utilizadas em supermercados,
Restaurantes, Hipermercados, Drogarias, entre outra situações como Revistas
Jornais, Material Dourado, Receita, representação através da divisão de um
bolo, chocolate, pizza e outros. Utilização de software que indicam conceitos
de frações e decimais.
Avaliação:
Atividade em grupo e individual. Observar a realização das
atividades. Comparar se houve evolução na compreensão dos conceitos de registro
em uma tabela, escrita na forma fracionaria e decimal, ordenação de
números naturais. Construção da reta numérica, transformação de fração em
numero decimal e de numero decimal em porcentagem, Resolução situação problema.
Trabalho de pesquisa na leitura de jornais e revistas onde podemos encontrar a
fração e os decimais.
Recuperação Continua e
paralela com o auxílio do Professor auxiliar da classe.
Plano de aula realizado por Fatima Varuzzi - Colaboração do Prof. Jorge Alberto - Postado em 17/06/2013 às 21h10min
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