domingo, 2 de junho de 2013

Discussão de leitura e escrita.

Ola colegas cursistas e tutora, as minhas experiências com a leitura se passa, quando meus irmãos e eu sentavamos na cama com o meu pai e ele lia a Bíblia para nós, pequenos trechos que muito nos emocionava, era um tempo bom e cheio de alegrias,   Meu pai fazia coleção da revista Seleções e quando comecei a ler , era elas que eu ia treinar.  Li bastante gibis e livros de estórias  o meu favorito foi  Cazuza de Viriato Correa - A História verdadeira de um menino de escola  (datado de 1978). Ganhei na época do ginásio um livro da História do Brasil, do meu professor preferido Prof. Almir, devorei esta leitura.   Com o tempo fui lendo livros espiritas e auto ajuda até hoje gosto muito. Já li estórias românticas como Júlia Sabrina e outras.  Ainda compro as Seleções - lembrança de meu pai. Arrisquei ler os grandes clássicos, como Memórias póstumas de  Brás Cubas, A Moreninha, O Cortiço, O Crime do Padre Amaro (tão criticado em outras épocas). Na faculdade de Matemática comecei a leitura matemática  - livros de Cálculos, derivadas  limites, confesso que sei muito bem estes conteúdos, tão complicado de entender.  Li o Pequeno Príncipe - que parecia uma leitura obrigatória,  Sidnei  Sheldon (muitos livros me encantavam). Fernando Gaivota - até hoje gosto desta leitura  Enfim, creio que li um pouco, sendo que muito temos que ler.  Em relação aos comentários dos profissionais que consta neste módulo, acredito que todos tem um arsenal de leituras e um conteúdo vasto que só os livros nos fornece.  No tempo da internet, parece tudo mais rápido, mas não dispenso a ideia de ter em mão um bom e maravilhoso livro, não importa , o que diz, mais é um companheiro muito fiel.
 
 
Repassando o que foi discutido no fórum de leitura e escrita. Fatima Varuzzi

2 comentários:

  1. Fátima, muito interessante a sua história da leitura, informando desde criança você já estava sendo orientada a leitura que era narrada pelo seu pai, e até nos dias de hoje você vem tendo a sua conduta em ler livros que haja conteúdo e de melhor assunto.

    ResponderExcluir
  2. Estive observando os relatos de Marline Chaui -m Prof. de Filosofia USP, Newton Mesquita- Pintor e de J.C. Viola - Bailarino, coreografo, ator, professor de dança: nestes relatos observei que todos são unanimes em dizer que a ler e escrever, e principalmente a leitura faz com que eles viagem no tempo, conhecendo civilizações, sentimento e ideias que a leitura passa, a informação de esta sempre antenado com o mundo.
    Outra observação da Catraca Livre depoimentos do Gabriel o Pensador, Gilberto Gil, este relatam que o ensinamento da leitura foram através de suas avós, interessante estes depoimentos e a Clair Feliz Regina 80 anos, poetisa quem a inspirou na escrita da poesia foram a amiga e o namorado da sua filha este último a chamou de poeta.
    São relatos interessantes que faz com que tenhamos icones, na leitura.
    Na minha infância gostava de ler revistas de desenhos como: Mickey, Pato Donald, Zé Carioca, Tio Patinhas e livros e outros livros que haviam desenhos e contos de histórias.
    Em observação a leitura, sempre procurei ler livros como Agatha Cristie que são livros de suspense.

    ResponderExcluir